quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Natal

Oi todo mondo!!!
Estamos trabalhando muito aqui e por isso estamos sem muito tempo de contar as coisas e novidades que vem acontecendo...
Mas vim aqui rapidinho pra colocar algumas fotos do Natal...









E como vocês podem ver o Feliz ano novo já ta garantido! hahahaha... Eu e Allan vamos trabalhar dia 31 & 01... A gente tinha planos de ir pra Perth passar a virada do ano em alguma festa lá, mas pelo visto a festa vai ser em Twyata Pool mesmo!!! Mas isso tem um lado muito bom... Mais din din pra gastar nas férias que se aproximam... Uhuuuuul!


Beijos Renata

domingo, 25 de dezembro de 2011

Muchea Sales Yards

Olááá!!
Então..
       Dia desses iámos para Perth e  o Richard (gente boa que trabalha para a exportadora Wellard e tem gado aqui na fazenda) nos convidou para conhecer o Muchea Sales Yards, que fica no caminho. Ele tinha que passar lá pra dar uma olhada em um gado e fomos de arroz pra ver o local.
      Esse gigantesco lugar se resume a milhares de pens (currais, baias ou como queiram chamar) onde os animais (bovino e ovino) das propriedades são levados para serem comercializados, como num mercado mesmo.
      Acontece que este Estado que estamos (Western Australia) é fortíssimo no setor agropecuário, e mais exatamente no raio de 600Km tendo Perth como centro, se concentram a massiva maioria de propriedades, sendo composta, por pequenas e médias fazendas (mas que são grandes para os nossos padrões). Para se ter uma idéia, as grandes propriedades que se localizam mais no norte e sudeste do Estado, são as "stations", tem como tamanho regular 250 mil hectares. Mais impressionate ainda, é uma de 2 milhões e 200 mil hectares!!!! Isso é quase um terço da austrália.uahuahuahua.. Pois bem, depois falo melhor das stations.
       Então, são muitas e muitas fazendas por aqui e um sistema de comercialização bastante expresivo. Vamos á ele, simplificado:

  • São duas as empresas exportadoras: Wellard e LSS. Elas tem os próprios navios que exportam para países como Indonésia, Arábia Saudita, Israel e etc. Elas compram gado das fazendas, mantêm eles em confinamento (como nesse que trabalhamos) e depois metem tudo no navio.
  • Só que para facilitar a vida dessas dusas empresas, existem outras, super famosas e de importância vital para o setor. São as Landmark, Elders, Roberts e mais umas duas. Elas mandam e desmandam na agropecuária da Austrália. Fazem tudo: imobiliário, venda de material rural, financiamento, negócios de gado, mercado financeiro...enfim, milhares de coisas. Dentre elas, são agentes entre os produtores rurais e a Wellard/LSS. O produtor paga uma taxa à essas empresas e têm garantia na venda do seu gado, como uma imobiliária mesmo.
  • Então, chegamos aos Sales Yards. Esse giganteco lugar (que parece o Riocentro), provido pelo governo federal e que custou 70 milhões de dólares, fornece condições para que produtores mostrem seus peixes para as empresas e estas também ás exportadoras, além de haver leilões dos gados menos interessantes.


A infra-estrutura do local impressiona mesmo. Além do tamanho, presenciamos rampas duplas, rampas elevatórias para ovinos, yard ante-tronco movido á controle remoto, nove currais separatórios, limpeza impecável e maquinário apropriado (bobcat). No vídeo dá pra ver a separação em ação quando o Richard selecionava o gado que ele queria.
    Isso era um sábado e o único gado que tinha lá era justamente o que fomos ver. Os dias mais movimentados para compra, venda e leilão são segunda e quarta, mas mesmo assim valeu á pena conferir a famosa Muchea. 

Allan





























sábado, 24 de dezembro de 2011

Perth City

Depois de deixar o cocó no zoo, fomos dar uma voltinha em Perth. Resolvemos pegar as barcas que sempre vemos atravessar o rio...pegamos de um ponto que terminava no centro de Perth, bem em frente a Bell Tower (torre de sinos) que é conhecida como o maior instrumento musical do mundo.
A barca é uma graça e os terminais nem se fala... tudo como sempre muito limpo e civilizado.
Depois fomos dar uma voltinha em Midland (a rua principal me lembra muito a região oceânica de Niterói) e no fim do dia voltamos pra fazenda. Quando chegamos em casa o nosso chefe veio aqui e trouxe uma cesta de Natal... bem legal!!! Com comida bebidas e enfeites. 
Natal Garantido!!!


Terminal das barcas

Terminal das barcas

Terminal das barcas



Eu vi uma placa com fotos de cisnes pedindo para não alimentar os pássaros, mas eu pensava que eram meramente ilustrativas



Pegando a barca





Chegando ao centro de Perth


]
Bell Tower


Terminal das barcas no centro de Perth

Perth


Midland. 


Good bye Cocó. Nosso querido Corolla!

O Cocó (Isso mesmo... um menino) ficou com agente cerca de um mês... Com o tempo ele foi melhorando, a parte quebrada do bico caiu e ele começou a se alimentar sozinho. Depois começou a voar pela casa.
Ele se acostumou bastante com a gente e ficou muito manso. Todo o tempo que ficávamos em casa ele ficava atrás da gente. E as vezes voava para nossas cabeças... Muito engraçado!!!
Ele passava boa parte do dia olhando as outras cacatuas pela janela e fazendo um som que parece muito com um choro. Isso partia meu coração e por isso tentei soltar ele por duas vezes, mas o encontrei, na primeira vez, sozinho, fraco, faminto e com muita sede. Na segunda vez ele passou a tarde numa árvore em frente de casa e de tardinha estava sozinho ciscando no chão ao lado de casa... então trouxe ele de volta.
Entramos em contato com o Zoo de Perth e ontem o levamos pra lá. 
Ele foi a viagem toda no banco do carro em cima do meu ombro... quetinho... como se isso fizesse parte da rotina dele... muito engraçado!
O pessoal lá disse que ia examinar ele e se ele estiver bem iriam solta-lo daqui a um tempo.
Todos lá ficaram impressionados em como ele é manso. 
Eu mesma pensaria que ele poderia ter sido de alguém se aqui não fosse tão isolado e se não tivesse milhares cacatuas como essa aqui na fazenda.
Mas hoje ligaram pra gente pra avisar que ele é muito manso e está muito dependente e por isso terá de morar permanentemente no zoo... Uma pena, mas pelo menos sei que estará bem!!!









quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cacatua do bico quebrado

Anteontem quando chegamos do trabalho, vi uma cacatua branca aqui no jardim. Comecei tirar fotos e filmar achando que ela estava só descansando, mas fui chegando perto e ela continuou no mesmo lugar, então percebi que havia algo errado. Quando pegamos ela vimos que o bico estava quebrado e sangrando bastante. Ela também esta andando com muita dificuldade e não esta voando.
Trouxe ela pra dentro e to cuidando dela.
Entrei em contato com um amigo que é Veterinário e ele tem me dado ótimas dicas (Brigadão André).
Ela ta com dificuldade de comer então to dando pão esfarelado com maça raspadinha e água tudo misturado (uma beleza), pois foi o que ela aceitou comer. Ela (ou ele) é uma coisa fofa.




Como se reune o gado por aqui (Austrália)

Esse foi um dia que precisamos juntar o gado da fazenda pra fazer a contagem e separação para os diferentes tipos de mercado. Apesar de ser um pouco cansativo é bem divertido!!!


















Vídeos






Beijos a todos

Renata