segunda-feira, 9 de maio de 2011

Enquanto isso na fazenda...

Essa última semana, aconteceram algumas coisinhas que eu achei um tanto diferente...
Primeiro, aqui na frente de casa estavam as facas em fase de descanso (vacas secas) e uma delas não andava nada bem. Paul, o Boss, chamou a veterinária para examina-la, e depois Marc (Holandês, como Johan) veio com o trator para levantar o animal, que depois voltou a deitar-se.




A pobrezinha continuou mal... Allan tentou anima-la, mas também sem muito resultado.




Marc voltou com o trator para levanta-la mais uma vez, mas ela não reagiu e no dia seguinte amanheceu morta. Uma outra vaca que também não estava muito bem, passou o dia inteiro ao lado da falecida, fazendo sombra em sua cabeça. Incrível! Se eu não tivesse visto, acharia que essa história é lorota. No fim da tarde essa segunda vaquinha também morreu.

Outro fato que eu também presenciei, foi durante o Drafting. O drafting acontece após o recolhimento dos bezerros recém nascidos. Pegamos todas as vacas do piquete maternidade, levamos para a plataforma da sala de ordenha. Identificamos as vacas que acabaram de parir e colocamos no grupo das vacas em fase de colostro, separamos e fazemos o parto das vacas que estão com dificuldade de parir (normalmente porque o bezerro é muito grande) e as vacas que ainda estão gestantes, voltam para o piquete maternidade.

Voltando... Durante o Drafiting, eu estava separando as vacas, quando escutei um grande barulho, como algo grande caindo. Quando olhei para o lado, um bezerro, estatelado no chão.
Simplesmente a vaca acabara de parir, e o coitadinho caiu de cerca de 2 metros de altura.
Corri para ver o tamanho do estrago, mas para minha surpresa ele estava vivinho da silva. 
Foi incrível! Tirei a geleca da boca e do nariz dele e ele começou a respirar normalmente. 
Após o Drafting, eu e a Maryke (Outra funcionária, mas vinda da África do Sul), colocamos o bezerro na baia dos bezerros recém nascidos.
Esse caiu no mundo de paraquedas! (ou melhor, sem) rs...




Beijos
Renata

3 comentários:

  1. Que amizade linda! hahaha. Mas é sério, mal dá pra acreditar como a outra vaquinha morreu em solidariedade a amiga. Mal dá pra acreditar.

    Estamos todos com saudades. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Allan ... É mto fácil montar em vaca doente, quero ver em vaca boa
    Sobre o nascimento dos bezerros, não se preocupe la no nordeste eles nascem assim e não morrem.

    Beijos, amo vocês.

    ResponderExcluir
  3. MAneiro!
    Nada como estar no campo!
    Boa Sorte aÍ!

    ResponderExcluir