quarta-feira, 15 de junho de 2011

The Falcon


Atendendo a milhões de pedidos...tá, na verdade dois ou três, eu finalmente vou escrever sobre o nosso carro.

Acontece que estou me saindo um belo de um preguiçoso e talvez eu nunca serviria como jornalista ou algo que o valha. Você sabe, nada pode se tornar uma obrigação, pois se não, já viu. Mas hoje eu estou tendo um longo intervalo incomum e não posso mais fugir.

Antes de mais nada, preciso falar que a minha chefe irritadinha misturou o leite bom de mil vacas com o leite ruim das vacas em tratamento nesta manhã. Resultado? Muitos mil litros de leite pelo ralo. Seria muito triste pelo prejuízo do leite jogado fora ou se fosse um de nós que fizesse isso, mas tudo torna-se gostosamente bom porque foi ela que fez..uahuahuahuahau. Pronto, já contei a fofoca do dia e estou a mais um passo do inferno por ter rido disso. Voltando...

Já fazem umas belas de umas quatro semanas quando esses lances aconteceram, mas tudo começou com uma pesquisa sem pretensão alguma aos classificados do Gumtree. Como já disse, os carros são muito baratos, muito mesmo, mas estávamos procurando algo entre 1000 e 2000 dólares pois além de dividirmos o custo, talvez precisemos de um carro confiável para longas jornadas.

Os mesmos carros de sempre, das mesmas marcas e talz aparecendo no site, quandoe vi um Ford Falcon bem razoável que gostei de cara. O anúncio dizia que pertencia a um casal de mochileiros franceses que estavam deixando o país e precisavam urgentemente vender o carro que compraram há dois meses. Eles estavam em um albergue em Devonport (3 horas daqui) e coincidentemente, nosso amigo Johan estava nesse albergue há uma semana atrás visitando umas pessoas. Então ele ligou para uma delas e perguntou se o carro era bom mesmo e disseram que sim. Ponto. Parecia ser esse mesmo o destinado. Então, pegamos mais telefones de três diferente carros vendendo em Devonport para não perdemos a viagem e no dia seguinte, peguei o carro do Johan emprestado e fomos lá dar uma olhada.

Cidade muito bonitinha como todas por aqui e primeiro carro que visitamos foi esse Ford mesmo. Chegamos no albergue, que parecia muito com o alojamento feminino da rural e conhecemos e Fred, francês muito gente boa que leva a vida viajando pelo mundo com sua namorada Cler. Estavam na Nova Zelândia e agora vão para Ásia (Tailândia, China, Índia e afins). Renata bateu o olho no carro e já abriu o sorrisão. Conferi tudo por dentro e por fora, parecia estar ok, abri o capô e o motor parecia 0km, mas o óleo estava preto. Pronto, achei um motivo pra pechinchar. rsrs. Ele estava pedindo 1900 e eu meti que dava 1700 e umas desculpas esfarrapadas. Realmente, todo mundo que viu o carro fala que ele vale muito mais e talz, mas negócios são negócios..uahuahuaha...Então, como tínhamos gostado bastante desse e não estávamos afim de procurar mais, fechamos por 1800 com o óleo trocado.

Maaaaaaaaaaaasss.... Eles iam deixar o país em uma semana e ainda precisavam do carro para ir ao trabalho (na verdade eles compraram justamente pra isso, porque o dono do albergue tinha um conchavo numa fábrica de cenouras e o casal trabalhava lá, assim como muita gente hospedada no albergue). Então ele disse que poderia trazer o carro para nós em Smithton. Ótimo então, fechado. Depois curtimos um pouco mais da cidade, que tem um porto bem no meio, de onde saí o Spirit of Tasmania, que é o barcão que leva carros e pessoas á Melbourne e que também nos levará daqui a alguns meses, se Deus quiser. Isso tudo foi numa terça-feira e no sábado seguinte encontramos com o casal Francês num posto de gasolina aqui em Smithton. Eles alugaram outro carro pra trazer o nosso. O Johan e o Marck vieram com a gente e todos foram para o pub conversar. Eles são realmente muito legais e contaram que juntaram grana por aqui para continuar a viagem, mas que na maioria dos países da Ásia, você gasta um dólar para almoçar e cinco por um quarto pra dormir. Nesse momento eu olhei pra Renata e vi os olhinhos dela brilhando...uahuahuahuahua...Já imaginava o que passava na cabeça dela.

No final da conversa eu dei o dinheiro e ele me deu o papel para registrar a transferência, apertamos as mãos e fomos pra casa felizes para sempre. Maaaaaaaaassss....
Não, dessa vez não teve “mas”. Deu tudo estranhamente certo. Na segunda-feira fomos ao escritório do Detran daqui, que se chama Tasmania Service, que em Smithton fica no mesmo prédio da biblioteca pública, que diga-se de passagem, é muuuuito irada.

            O empecilho é que precisávamos de um comprovante de residência. Sem problemas. Atravessamos a rua e pegamos um no escritório na companhia que trabalhamos, Atravessamos a rua de novo e depois de 10 minutos e mais 72 dólares de taxa, o carro estava registrado no meu nome e no da Renata. Simples, simples assim.

            Ainda era cedo e então aproveitamos para ir ao rio Arthur pescar. Ahh, o carro veio com material de pesca incluso..uahuahauhauh...

            Depois dessas quatro semanas, a minha avaliação é que o carro é realmente muito bom, ótimo estado de conservação e ótimo motor, além de ser uma banheirona espaçosa e muito confortável. Todos da fazenda ficaram muito impressionados pelo achado e meu chefe nem acreditou que eu comprei por esse preço. Ele disse que posso vender por uns 2500 no verão, quando tem muito mochileiro pela Austrália querendo carro e esse, particularmente, é muito procurado por eles por ser resistente, de fácil manutenção e peças baratas.

            Pesquisei pela internet e vi que esse modelo é o mais vendido da Austrália há mais de 30 anos, tendo como concorrente o Commodore. O maior problema é que ele é um beberrão, e isso é verdade. O Fred me disse que com 80 dólares de gasolina eu poderia andar 500 Km. Parece ser verdade porque eu abasteci 77 dólares e andei 480 Km. Mas isso porque ele é 4.0. Isso mesmo. O bichinho voa. Na ultrapassagem, quando piso fundo, parece que ativa uma turbina igual á do carro da Batman atrás. Então, estou considerando a hipótese de converte-lo á LPG que é a mesma coisa de GNV daí. Mas preciso estudar mais sobre isso pra ver se realmente vale a pena. O Litro de Gasolina aqui está em média 152 centavos e o litro de LPG sai a 88 centavos...Tem que ver o rendimento. Já o preço de conversão, cada um me fala uma coisa.
           
Vamos ás características:

  • Ford Falcon Futura 1997

  • ·         235360 Km
  • ·         Motor 4.0
  • ·         Ar-Condicionado
  • ·         Direção hidráulica
  • ·         Câmbio Automático
  • ·         Air bags para motorista e passageiro
  • ·         Cruise Control (piloto automático)
  • ·         Freios ABS
  • ·         Vidros, espelhos e travas elétricas
  • ·         Toca-fitas (uahuahuahua...mas tem uma fita que vc conecta o mp3)
  • ·         Descansos de braço com porta-treco
  • ·         Rodas, tapetes, Insul-film, capas de banco eeeeeeeeeeeee...material de pesca...uhauahuahu...Isso foi o que mais gostei.
  • ·         Vai de 0 á 100 em 2.5 segundos...não, isso é mentira, mas o interior é muito grande, confortável e bem conservado. Parece 0km.


          Vários passeios, tudo perfeito...se a Renata não abrisse a porta no meio de um vendaval que pegou com tanta violência que amassou e agora a porta não abre mais...uahuahuahuahuaha....Agora é a aventura de consertar isso. Mas essa história só depois, já me cansei de escrever....rs

Bjs e fiquem com Deus. Allan










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