domingo, 24 de abril de 2011

Algumas coisas interessantes que nunca tinha visto

Hiiii there!!!!

Maaaan, como eu queria ter uma máquina fotográfica todo o tempo comigo e poder dividir com vocês as coisas maravilhosas e diferentes que estou vendo por aqui. Em primeiro lugar, os padacks, ou piquetes. São todos realmente muito planos, com uma gramínea que eu ainda não sai qual é, mas é muito pequenina. Não sei como tantas vacas em um só padack conseguem sobreviver com aquela micharia, mas eu vou investigar isso.

Cara, é realmente muito bom pegar aquele quadricículo e sair por aí conduzinho aquelas vacas, fazendo cross nos sulcos grandes do terreno, metendo a cara pra testar se o bicho atola ou não, só eu e elas, ás vezes no escuro da madrugada ou então no sol agradável da tarde, andando nesses padacks que são lindos demais, todos muito planos com essa curta gramínea fazendo ondas com o vento, e hélices de energia aeólica ao fundo e mesmo sem poder ver, posso imaginar o oceano bem próximo ao horizonte que vejo.

Outra coisa que ainda vou captar imagens para por aqui, é a bezerrada. Todos os dias, revezamos para buscar os recém-nascidos nos padacks, ainda escorregadios de líquido amniótico epomos numa gaiola atrás do quad para levar ao bezerreiro e no dia seguinte ensiná-lo a mamar o colostro.  Mas o mais maneiro, e o que eu quero mesmo poder captar, são os bezerros já com alguns dias de idade, treinados em beber nas teteiras. Eles sabem que nós trazemos seu alimento, então vêem todos atrás de nós. Então, pegamos dois “Betsys”, que são tanques bem grandes, cada um com mais de cem teteiras, acoplamos os dois no quad e levamos pro padack atrás do bezerreiro. Então vamos até eles, abrimos a porteira e a imagem é realmente arrepiante. Tipo uns 200 bezerros envolvendo a gente, andando naquele padack com grama bem verde e tenra, repleto de pequenas flores amarelas e ver a loucura/felicidade daqueles bichos quando vêem as betsys. It’s amazying. Na primeira vez eu perdi o equilíbrio e caí no meio deles todos.

Também bem interessante é o modo como pagamos a energia aqui. Então, não pagamos pela casa nem a água, mas a comida e energia é por nossa conta, e nada nesse país é barato, pelo menos não vi nada barato ainda. Então,do lado de fora da casa tem uma caixa de energia com um display dizendo quanto temos de crédito. Tipo, agora tá marcando 9 dólares. Então, vamos á cidade, damos ao caixa do banco um cartão especial e mais um dinheiro, tipo 50 dólares. Ele coloca essa quantia no cartão, chegamos em casa, colocamos e retiramos o cartão na caixa de energia e ela agora passa a marcar 59 dólares e assim, vai gastando. Tem também um botão para receber crédito em caso de emergência. Interessante não??

Descobri outra coisa muuuuito sinistra hoje. Aqui em casa tem duas caixinhas na parede, uma na sala e outra no corredor, mas eu sempre esqueço de perguntar pro Johan o que são. Pois então, hoje eu estava fazendo ovos pro café da manhã e eles queimaram, então um barulho ensurdecedor de apito começou e eu estava sozinho, sem saber o que fazer. Aquele troço ficou apitando por um bom tempo, eu fiquei desesperado tentando abanar a fumaça pra ver se parava, daí eu tive a brilhante idéia de olhar naquela caixinha. Lá tinha o botão off, que acabou com os meus problemas. Mas o mais legal foi depois saber pelo Johan o que era aquela outra caixinha. É tipo um termostato. E adivinhem pra quê? Pra aquecer o CARPETE!!!!!!  Sensacional. Não sei se estou sendo bobo e pra vcs isso não é nada, mas é que eu achei muito legal. Aí eu fico imaginando: Uma casa de campo, para empregados, isolada do mundo, é assim, como será uma casa em Melbourne ou Sidney?

Isso também nunca tinha visto e infelizmente não tinha uma máquina fotográfica na mão: a suspensão da vaca. Estávamos tentando pegar uma vaca com a placenta pendurada, para marcarmos ela. Era muito brava e foi muito difícil de pegá-la, e nessa correria toda, outra vaca assustada escorregou, se machucou e não conseguia mais se levantar. Depois de todos os esforços para animá-la, Marck (o outro Holandês), venho com um trator com um implemento atrás que nunca tinha visto e na frente, pendurada na pá, uma coisa suspensa, parecida com uma borboleta de ferro. Então ele parou o trator em frente a vaca, colocou aquela “borboleta” nas ancas da bicha, apertou um parafuso parecido com o de um macaco de carro, voltou pro trator e suspendeu a vaca. Man, foi muito engraçado ver aquela vaca gigante pendurada de cabeça pra baixo, bolada, sem saber o que estava acontecendo. Daí a levamos para o Padack 16. Marck disso que isso acontece toda hora e que terei outra oportunidade para registrar, e que também me ensinará a dirigir os diferentes tipos de tratores quando nossas folgas baterem. Ainda vou ter a oportunidade de conhecer o grande buraco pra onde vão os animais mortos.

E pra finalizar esse post, uma coisa boba. São os dois pássaros mais comuns aqui na fazenda. Um é do tamanho de um pardal, todo preto com a barriga bem laranja, redondinha. Parece uma bolinha laranja em cima da cerca. E o outro é tipo o Urubu daí. Às vezes nascem bezerros mortos e esses pássaros ficam em volta comendo placenta e olhos. Mas o bicho é muito bonito, todo preto com o bico longo. É elegante. Então é isso.

No próximo post conto como foi minha experiência dirigindo o carro daqui. Valeeeeeeu.






Esse malandro aí passou batido pela gente de manhã. Só fomos vê-lo por acaso, em frente de casa.






Caixa de energia


Allan

3 comentários:

  1. Oi Allan, que bom filho que vc está feliz e fazendo o q gosta...desejo muita sorte p vcs ai....fica c Deus....bjs
    Ah, a Manu tá mandando bjs.....td de bommmmm

    ResponderExcluir
  2. Allan, para de roubar as fotos que eu tiro!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Renata, adorei as SUAS fotos, rs..

    p.s: belo macacão allan!

    Beijos!

    ResponderExcluir