sábado, 23 de abril de 2011

Dia de Trabalho


O trabalho aqui é basicamente, acordar as 4 da manha, pra pegar vacas no pasto pra ordenha das 5 horas fazemos isso com Quadriciclo, pois não há cavalos aqui, alias, andamos de quadriciclo o dia todo, pra fazer de tudo. A ordenhadeira é muito grande. É uma grande plataforma giratória que cabe umas 80 vacas em ordenha de uma só vez. A vaca entra, colocamos as teteiras e no final do circulo, se ela já tiver dertinado sai da plataforma, e se não tiver acabado, dá outra volta, mas como a máquina é muito grande, quase todas terminam de dar leite na primeira volta. Ah e as teteiras são colocadas pela parte de traz dos animais e não pelos lados.   Depois da ordenha temos que ensinar as bezerras recem nascidas a mamar. Essa e a parte mais legal, mas também é a mais cansativa. Tem um grande recipiente de plástico com vários bicos e nós pegamos a bezerra colocamos a boca dela no bico e apertamos a boca dela várias vezes pra ela entender que assim sai leite. (escrevendo parece mole, né?). Depois um pausa para o café, afinal a fazenda tem 2 Mil vacas então até aqui ainda são cerca de 9 horas e já estamos mortos.
 Depois seguimos para o piquete materninade para pegar os bezerros recém nascidos e levar para o berçário (uma média de trinta bezerros nascendo por dia (pelo menos foi isso até hoje), separamos as fêmeas e os machos acho que são sacrificados, ou dados, ou sei lá... mas não ficam aqui. Essa parte também é bem legal, pois vamos de quadriciclo com uma grande gaiola acoplada atras e vamos pegando os bezerros no pasto e colocando na gaiola (sorte que as vacas são muito calmas e não costumam atacar quando pegamos os seus bebes). Depois disso levamos todas essas vacas do piquete maternidade até a sala de ordenha, colocamos as vacas na plataforma e verificamos quem pariu, quem está parindo e quem ainda está prenha. 
As que pariram vão ser colocadas com as vacas que ainda estão em vase de colostro e que contem mastite e outros problemas do gênero, as que estão parindo vão para uma pequena área para fazermos o parto, e as que não pariram, voltam para o piquete maternidade. Depois de separarmos as vacas, vamos fazer o parto das que estão parindo. Colocamos elas no tronco e com a ajuda de um aparelho que eu ainda não consegui entender o nome amarramos as patas do bezerro e puxamos ele da barriga da vaca. Legal, né?
Tá, aí agora pausa pra almoçar, nada muito demorado. Pois ainda tem muita coisa pra fazer. As vezes o parto das vacas ficam pra depois do almoço, pois separar as vacas leva bastante tempo.
Aí tem a segunda ordenha do dia e depois dela medicamos todas as vacas com problemas.

A ordenha é separada em três partes, primeiro as vacas acostumadas a ordenha, depois as vacas que pariram pela primeira vez (logo as que nunca foram ordenhadas – difícil) e por ultimo as vacas em faze de colostro e as com mastite ou outro problema, mas que está tomando antibiótico.

E então limpamos tudo e Go Home, que fica a um minuto de Quadriciclo.
















Mas dê uma olhadinha na sujeira depois da labuta.

Ainda não tirei foto de nós andando de quadriciclo, mas assim que tirar posto aki.

Beijos Brasil
Obrigada pelo carinho e comentários de todos
Renata

Um comentário: